Ânima - Milton Nascimento

Lapidar
Minha procura toda
Trama lapidar
O que o coração
Com toda inspiração
Achou de nomear
Gritando alma

Recriar
Cada momento belo
Já vivido e mais
Atravessar fronteiras
No amanhecer
E ao entardecer
Olhar com calma, então

Alma vai
Além de tudo
Que o nosso mundo
Ousa perceber
Casa cheia de coragem
Vida
Tira a mancha que há no meu ser

Te quero ver
Te quero ser

Alma

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Boa noite, queridos!

Hoje venho compartilhar com vocês minha lista de coleta seletiva da semana (afinal, fiquei de escrever na terça, mas não tive tempo durante esta semana)... Fico admirada mesmo como a grande quantidade de lixo que produzimos provém da nossa alimentação. Acho que o único reciclável que eu comprei nesta semana que não se enquadra em alimentação é uma embalagem de escova de dentes. De resto, as duas caixinhas de barras de cereal (com três embalagens de barrinhas dentro), as três latinhas de chá, os 10 pacotinhos de papel de padaria, a caixa de leite, a caixa de bombons (que virou caixa pra guardar tintas) e as duas garrafas de refri que a nossa equipe bebeu no laboratório, TUDO é para alimentação.

A maioria destes itens que citei acima, foram pro lixo da coleta seletiva, que eu levo pra FURB. Lá, a gente tem um programa de coleta bem forte e a cada passo tem os lixeiros da coleta seletiva que as moças da limpeza recolhem e levam prum galpão que a gente tem para separar bem certinho (tem sempre os engraçadinhos que jogam o lixo na lixeira errada) e enviar pra uma cooperativa de coleta seletiva.

O lixo orgânico foi pouco, pois eu almoço fora todos os dias... Algumas cascas de banana e sementes de maçã que infelizmente foram pro lixo orgânico, já que não tenho composteira nem minhocário ou algo assim. Um dos planos é montar um destes aqui em casa. Estou trocando idéias com o pessoal do projeto de perma e logo logo iremos colocar a mão na massa aqui em casa mesmo!!

As duas garrafas PET que usamos no laboratório e iriam pro lixo reciclável viraram vasinhos para o projeto que eu e uns amigos estamos montando de Permacultura Urbana dentro da universidade. Eu acho que já tinha comentado sobre o projeto, mas não tinha explicado. Nossa idéia é fazer rodas de conversas e debates sobre a permacultura e colocar a mão na massa em apartamentos ou casas com pouco espaço para se ter uma horta no quintal, plantando as hortaliças em potes (no caso as garrafas PET cortadas) e adaptando isto para cada ambiente.


Materiais que aguçaram minha criatividade para preparar os vasos.


A PET pintadinha e pronta para ser cortada e colocar terra.


A primeira PET, sem pintar, com solo e sementes.


Bom, estou feliz com esta primeira etapa do projeto. Agora é cuidar das sementinhas e esperar pra que elas brotem, lindas e saudáveis.

Quero compartilhar com vocês que tentei ligar várias outras vezes pra coopertativa que eu tentei ligar na segunda e não tive êxito! Mas segunda tentarei novamente e qualquer novidade, conto contente pra vocês.

Bom, acho que por hoje é isso. 
Super beijos para todos e um final de semana espetacular!

Um comentário:

  1. Seu cuidado e carinho com as coisas me encanta. Coisa mais linda!

    Parabéns e um domingo de muita luz!

    ResponderExcluir