Ânima - Milton Nascimento

Lapidar
Minha procura toda
Trama lapidar
O que o coração
Com toda inspiração
Achou de nomear
Gritando alma

Recriar
Cada momento belo
Já vivido e mais
Atravessar fronteiras
No amanhecer
E ao entardecer
Olhar com calma, então

Alma vai
Além de tudo
Que o nosso mundo
Ousa perceber
Casa cheia de coragem
Vida
Tira a mancha que há no meu ser

Te quero ver
Te quero ser

Alma

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vale do Itajaí em estado de alerta

Boa tarde, galera!

Venho compartilhar com vocês um pouco da minha preocupação e dos acontecimentos destes últimos dias.
Quarta-feira da semana passada (dia 21 de abril) começa a chover à tardinha. Não é anormal chover, então, nada de preocupações. Mas esta chuva só dá um pouco de trégua na sexta-feira, dia em que um professor meu comenta que o rio já estava com 4 metros acima do nivel e que a previsão pra este final de semana era de muita chuva.
A gente se preocupa, mas tem que continuar vivendo. Então sexta à tarde eu fui pro meu estágio, dar duas aulas de ciências sobre sistema reprodutor feminino e fecundação em uma sétima série. E logo depois, como a escola que eu estou estagiando fica perto da rodoviária (e a chuva tinha dado uma trégua), vou pra lá à pé pois tinha passagem comprada para ir pra Joinville visitar meus pais.


Nível do rio em Blumenau ontem à tarde.

E neste final de semana não parou de chover. Ontem comprei minha passagem pra voltar pra Blumenau hoje pela manhã, mas antes de sair de casa lá pelas 6 e 40 da manhã entro na internet e confiro o nível do rio em Blumenau: 7,76. E agora? Decido ir pra Blumenau. Meu pai me leva até a rodoviária e no meio do caminho me pergunta se não é melhor ficar (acho que ele também ficou apreensivo). Vendemos a passagem e continuei por aqui.
Mas, o que me preocupa não é a enchente, sabe? A previsão pros próximos dias não é de chuva. A maioria das casas que alagam podem ser limpas e as pessoas voltam a morar nelas. É claro que elas também perdem, mas perdem muito menos do que outras, ainda tem seu ponto de referência.
O que me preocupa são as pessoas que vivem em locais de risco e que a qualquer momento podem perder suas casas e tudo que tem nelas simplesmente porque a terra cedeu e levou todos os sonhos e lembranças da família que alí morava.
Não sei se eu estou certa em pensar assim, mas... Pessoal, ainda tem gente que perdeu tudo em 2008 na catástrofe e que está em ABRIGOS! Depois de dois anos, ainda tem famílias em abrigos.

E é nesta hora que eu agradeço por nada ter acontecido comigo e com a minha família, pois alguns familiares também moram em Blu.
E penso que algo tem que ser feito. Mas já tentamos fazer no festival OASIS em outubro/novembro do ano passado e tudo o que foi pensado e planejando para aquele festival (pensar em estratégias para tornar SC sustentável) não aconteceu pois a comunidade que precisaria participar não estava presente. E o pessoal do movimento discutiu sobre isso no final de novembro em Paraty e chegamos a conclusão de que as pessoas de Santa Catarina não estão prontas para discutir sobre e firmar este pacto de sustentabilidade. Mas quando, então?

Juro pra vocês que estou pensando com todo o coração o que poderia ser feito.
Se alguém puder me ajudar com algumas idéias espetaculares.

Me despeço de vocês com a cabeça a mil e o coração apertadíssimo.
Uma boa semana e muita energia positiva pra todos.

2 comentários:

  1. Xará,
    eu cheguei em blumenau na quarta quando começou toda a chuva, Fiquei na casa de amigos que fica na rua da Furb, prox a rodoviaria como tu falou.
    Eles me mostraram o nivel q a água chegou em 2008, e eu relamente não acreditei. pq vi o rio e como ele tava abaixo do nivel da rua. na minha volta pra curitiba sabado a tarde, já vi que o nivel d'água estava muito elevado comprando a quarta quando cheguei. e realmente fiquei mto preocupada como sobe rápido o nivel do rio.
    Quando cheguei ontem em ksa a noticia, que tinha subido 8m o nivel do rio. e que a cidade tava toda em alerta.
    Deixei a cidade de ciração partido! com tantas pessoas queridas em baixo de chuva!
    fica aqui minha positividade e se precisar de alguma ajuda estamos ai!!! todos nós juntos podemos sim arra njar alguma solução pra isso. Eu acredito!
    beijossss

    ResponderExcluir
  2. Xará,
    que boa noticia! fiquei muito feliz, que tudo está se normalizando por ai. \o/
    beijoss

    ResponderExcluir