Ânima - Milton Nascimento

Lapidar
Minha procura toda
Trama lapidar
O que o coração
Com toda inspiração
Achou de nomear
Gritando alma

Recriar
Cada momento belo
Já vivido e mais
Atravessar fronteiras
No amanhecer
E ao entardecer
Olhar com calma, então

Alma vai
Além de tudo
Que o nosso mundo
Ousa perceber
Casa cheia de coragem
Vida
Tira a mancha que há no meu ser

Te quero ver
Te quero ser

Alma

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Segunda Etapa: Reciclagem

Boa tarde, galera!!!

Começamos então a segunda etapa desta linda e desafiante caminhada...
Pois então... Desde muito tempo a coleta seletiva faz parte do meu dia-a-dia. Lá em casa tenho duas lixeiras, uma para o lixo orgânico e outra para o reciclável. Mas, começando a refletir mais sobre isso ontem, quando começamos esta etapa, me questionei sobre várias coisas importantes...
Para onde vai o lixo depois que sai da nossa casa? Como funciona a coleta seletiva na minha cidade? Ela realmente existe?
Hoje pesquisei sobre todos estes questionamentos e vejo números que não quero acreditar! Em Blumenau, a coleta seletiva começou em 1990. Passou por várias "mãos" e hoje é gerenciada por uma cooperativa. Somente 4,4% do material potencialmente reciclável do município é comercializada e menos da metade das ruas da cidade são beneficiadas com o recolhimento do lixo reciclável.
Tentei ligar em uma das cooperativas que fazem a reciclagem para saber como funciona e conhecer o local, mas não atenderam. Amanhã, quem sabe!
Fonte dos números e mais algumas curiosidades: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=22&Editoria=4&SubEditoria=13&Ver=1
Bom, ontem não produzi muito lixo diretamente. Tomei café da manhã na casa da minha tia em Erechim. Na estrada eu, minha mãe e meu pai compramos 3 garrafinhas de água e sempre que parávamos para abastecer o gás, enchíamos as garrafas com a agua do posto. Paramos umas 3 vezes, isso dá menos 3 garrafas.
No almoço, paramos em um restaurante. Nada de lixo visível, mas com consiencia de que muito lixo foi produzido para fazer aquele almoço. Sacos plásticos com o arroz, feijão, carne, bandejas de isopor, caixas de leite, etc. Tomamos ainda uma garrafa de coca-cola retornável. Menos uma PET.
À noite, comi um pão de queijo que estava em um saco de papel (foi pro lixo reciclavel pois estava sem gordura).
E ainda durante o dia comi alguns chocolates que vieram com o "coelhinho".. hahaha. Estas embalagens plásticas foram limpas (as que estavam sujas) e foram para o lixo reciclável.

Durante o dia de hoje, até o momento... De manhã comi outro pão de queijo (mais um pacotinho de papel para o lixo, mas dessa vez para o orgânico, afinal é celulose com gordura), no almoço fui pro restaurante (mais uma vez lixo produzido indiretamente), e hoje á tarde eu comi uma salada de frutas que estava em um potinho plástico, que vai para minha casa para ser lavado e usado para guardar comida.
Durante esta tarde também, fui ao supermercado e, por ter esquecido da sacola ecológica, peguei três sacolas plásticas, que vão para o lixo para armazenar os outros lixos.
Percebi nestes dois dias, que a maioria do meu lixo provém das embalagens usadas em alimentos. Com vocês também é assim???

Bom, boa noite e nos falamos amanhã.
Super beijos.

Sites legais que encontrei:
http://www.cempre.org.br/
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/dsm/19,0,2583995,Cooperativa-assume-reciclagem-de-lixo-em-Blumenau.html
http://www.natureba.com.br/sucateiro.htm

2 comentários:

  1. Bacana demais Amanda. O lixo é um diamante bruto que transformamos em um problema. Eu moro em uma república, é assustador ver como é difícil conscientizar a galera que mora comigo. Pessoas com formação universitária, etc e tal. Que deveriam ser formadores de opinião. Mas....

    Bom demais conhecer vocês Guerreiros. Papagaio Pirikito!

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda,
    Muito prazer em conhecer...
    Também tenho me impressionado como é grande a quantidade de lixo gerado com a alimentação, e como é difícil fugir disso!
    Até os orgânicos que eu compro vem em saquinhos!
    Tenho procurado entender as embalagens como um produto e dar preferência para alimentos com embalagens úteis!

    Muito legal esse projeto de incentivar discussões sobre Permacultura!
    Acho que pode ser interessante para Você, principalmente porque se interessa por ecologia, conhecer a agroecologia! Tem tudo a ver com Permacultura, mais é bem mais abrangente...
    Um texto base em agroecologia, do Miguel Altieri:
    http://comunidades.mda.gov.br/o/3391621

    Lindo seus textos, parabéns!

    Bjs,
    Renato M Barboza

    ResponderExcluir