Ânima - Milton Nascimento

Lapidar
Minha procura toda
Trama lapidar
O que o coração
Com toda inspiração
Achou de nomear
Gritando alma

Recriar
Cada momento belo
Já vivido e mais
Atravessar fronteiras
No amanhecer
E ao entardecer
Olhar com calma, então

Alma vai
Além de tudo
Que o nosso mundo
Ousa perceber
Casa cheia de coragem
Vida
Tira a mancha que há no meu ser

Te quero ver
Te quero ser

Alma

sábado, 3 de abril de 2010

Continuando... Quem estou??

Minhas primeiras indagações sobre porque o mundo estava assim e como poderíamos mudá-lo veio quando estava na escola. As discussões sobre política, diferenças sociais, fome e atitudes com a natureza estiveram muito presentes durante meu ensino fundamental e médio. Mesmo assim, nada despertava meu interesse. Minha visão de ONG e ajudas para melhoria destas situações pra mim era muito superficial. Não gostava da idéia de participar de algo que fosse temporário... Chegar a determinado local, passar um dia, tentar impor que as pessoas mudassem seus pensamentos e suas atitudes eram muito superficiais pra mim.
Tenho também outro ponto, que não tenho muita facilidade em dizer, mas vamos lá. Talvez não consiga me expressar bem, mas vou tentar. Desde que me conheço por gente sempre fui uma pessoa esbanjando carinho e amor. Mas à medida que o tempo passa e estamos crescidinhos, os adultos próximos começam a podar este carinho e amor. “Agora não é hora de abraçar.”, “Sai daí que agora eu não tenho tempo.”, “Credo, deixa de ser grudenta.”. E assim eu fui guardando e escondendo este sentimento que eu acho tão lindo e puro.
Bom, tudo isso foi meio que guardado: os sentimentos, o carinho e as indagações sobre como mudar o mundo. Salvo quando eu estava no ensino médio e discutia com um amigo meu sobre política e mundo em geral e discutíamos mesmo... Dizíamos que íamos mudar o mundo. E pra fazer isso brincávamos que iríamos dominá-lo... Nossa, que saudade do Felipe. Ele foi uma pessoa que amadureceu muito essa vontade em mim. Mas eu nunca sabia como colocar a mão na massa.
Do meu período do ensino médio vem minha vontade de cuidar da vida. Minha admiração pelos seres que são tão diferentes, mas tão mágicos foi imensa. Por isso, na hora de fazer minha inscrição no vestibular escolhi a tão fascinante Biologia. E cada dia que passa acho que me fascino mais. E me preocupo mais também. Mas minha vontade de mudar é muito grande...
Daí então, conto sobre meu primeiro e mais importante sonho: fazer algo para que as pessoas percebam como eu quão maravilhosa é a natureza e quão importante é entrarmos em equilíbrio com ela. E que não somos superiores a qualquer vida que exista no planeta e sim IGUAIS. E então eu chego mais perto desta realização do meu sonho: Santa Catarina, julho de 2009. Oásis Santa Catarina. Não conhecia, não sabia o que era. Participei como representante do meu trabalho. E tudo mudou uma noite antes do começo, num encontro na “casa Blu” onde a equipe Garra de Blumenau e os organizadores tiveram uma conversa. E o Edgard começou a falar sobre o Oásis e ele falou com um amor tão grande, que aquele meu amor, que estava guardado em sete chaves estremeceu dentro de toda aquela crosta que o escondia. E ele estremeceu mais ainda quando dançamos Kumbalawê pela primeira vez. E aqueles abraços. Ahh, aqueles abraços tão sinceros e amorosos. Foi ali, naquele momento que eu percebi que tudo tinha mudado. Dalí em diante só vi e vivi momentos lindos. Só conheci pessoas espetaculares e aprendi coisas espetaculares. Apaixonei-me pelo fato de poder ser eu mesma e espalhar todo aquele carinho que eu tinha guardado em mim!
Algumas semanas depois veio o click... Posso unir esta nova grande paixão com o meu sonho. E desde então busco... O equilíbrio, o conhecimento, as conversas com pessoas para amadurecer este casamento.
Outros sonhos? Mas claro! Quero morar um tempo em Paraty no RJ para viver mais perto do mar, das lindas cachoeiras e daquela floresta maravilhosa em um sítio cheio de animais e plantas. Quero viver de alimentos mais naturais, entrar cada vez mais em equilíbrio com a natureza. Quero conhecer mais e mais sobre a permacultura e à medida que eu conhecer quero implantar na minha vida. Quero fazer o meu mestrado, trabalhar com ecologia e continuar sempre pesquisando. Quero mais atitude! Quero perder alguns medos. E descobri que querer é poder. Por isso, não vou descansar.

Quais são os meus desafios?


Viver é um desafio! Encarar nossos medos é um super desafio e confesso que tenho muitas dificuldades em encará-los. E é o que eu estou fazendo agora! Participando da primeira de uma super etapa de algo que é muito importante pra mim. Outro desafio importante: envolver as pessoas para que elas entendam que o meio ambiente deve estar em equilíbrio e que nós fazemos parte disso. James Lovelock diz em seu último livro que se o ser humano for extinto, todos os seres viverão. Por isso nós não podemos pensar que NÓS vamos SALVAR O PLANETA TERRA e sim que devemos nos manter aqui, buscando o EQUILÍBRIO.
Outros desafios pra mim são eliminar o excesso de carne da minha alimentação, ser mais saudável, me cuidar mais e me desligar o máximo do consumismo.

Você tem dúvidas profissionais? Quais são?

Essa pergunta é engraçada, pois eu vivo cheia de dúvidas e certezas. Sei que quero trabalhar com ecologia, mas existem tantas áreas! Qual seguir? Amo as florestas, mas também amo o mar. Onde trabalhar? Na verdade a única certeza que tenho é que eu quero que as pessoas sintam este amor que eu sinto pela natureza.

Como se sente?

Depende... Sinto-me realizada quando penso que cheguei até aqui. A faculdade para mim é um grande passo. Mas sinto que tenho MUITO ainda a fazer. Tanto para realizar meus sonhos, quanto para amadurecer. Na verdade viver é um furacão de emoções. Sinto-me triste em ver o mundo como eles está, mas esperançosa em saber que PODEMOS mudar. A cada passo dado, sou uma pessoa mais completa.

Um comentário:

  1. Oiiee Amandinha!!

    Adorei saber que vc está partipando.

    Beijoss Saudades

    ResponderExcluir